Translate this Page
Votação!
O que você acha do site?
Excelente
Regular
Ruim
Ver Resultados

Rating: 4.5/5 (258 votos)


ONLINE
2


Partilhe esta Página



Como orar do jeito que Jesus ensinou
Como orar do jeito que Jesus ensinou

 

Me lembro de minha primeira vez que orei, eu estava em uma escola na fila. antes de subir pra sala tínhamos uma rotina que era: orar o Pai nosso e depois cantar o hino nacional brasileiro. E depois já adulto quando me converti e comecei a ler a bíblia sagrada percebi que não era só repetir em palavras o que tinha gravado, mas que existia um propósito na oração do Pai nosso. Neste estudo biblico vamos aprender de como orar do jeito que Jesus ensinou.

Portanto, vós orareis assim..” (Mt 6.9)

Nessa expressão, Jesus esta emendando o ensino que ele faz a respeito da oração no secreto, de separar-se, de estar a sós com Deus (Mt 6.6,7). A orientação foi dada por Jesus aos seus discípulos depois que eles lhe pediram para os ensinar a orar (Lc 11.1). E Jesus os ensina:

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” (Mateus 6.9-13)

Jesus institui um modelo de como orar, um exemplo de oração a ser seguido e não uma regra ou uma coisa mecânica, repetitiva.

Logo abaixo iremos ver o modelo deste ensinamento de Jesus.

“PAI NOSSO” (v.9)

Primeiro Jesus nos direciona a reconhecer a paternidade de Deus, para termos esse direito de chama-lo de Pai temos de aceitar seu filho Jesus (Jo 1.12), pois só vamos ao Pai através do Filho (Jo 14.6b). Assim sabemos pra Quem estamos direcionando nossas orações.

“QUE ESTAS NOS CÉUS” (v.9)

Jesus diz onde é a morada de Deus e nos ensina a reconhecer que o Pai é soberano, Paulo também indicava onde Deus estava e mais, ele exorta a pensar e buscar as coisas do céu (Colossenses 3.1,2).

Nossa oração tem de ser racional, ela ultrapassa a terra e chega até onde Deus está.

“SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” (v.9)

Lembre que não estamos tendo uma conversa informal com um colega, ainda que nossas orações tenham um sentido bem íntimo, precisamos reconhecer que estamos nos aproximando de um Ser muito poderoso, santo e justo, e também este acesso só é possível por causa da morte e ressurreição de Cristo.

“VENHA O TEU REINO” (v.10)

Isso significa atrair o governo divino em nós humano. Um rei sempre expõe seu decreto, suas leis, e orar neste sentido é dizer pra Deus estabelecer seus decretos e seus mandamentos em nossas vidas.

Você pode aprender como orar melhor memorizando a palavra de Deus.

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. (Provérbios 3:1 acf)

A universidade da biblia crou um programa de memorização biblica que vale a pena conhecer, caso tenha interesse clique no botão abaixo.

Quero conhecer!

“SEJA FEITA SUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU” (v.10)

Essa parte é o complemento do reconhecimento de Quem Deus é, onde está e quais são suas vontades, e não só saber, mas aceitar que a vontade de Deus não se limita às nossas vontades. Orar neste sentido é dizer que estamos prontos para obedecer a vontade de Deus.

Jesus mostra na prática que fazia a vontade do Pai mesmo em circunstâncias ruins (Mc 14.36).

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DA HOJE” (v.11)

No Salmo 23 vemos que temos um Pastor e de nada sentimos falta. Jesus também ensina a seus discípulos a buscarem a Deus em primeiro lugar e pede para não se preocuparem com suas ansiedades relacionadas ao que comer ou vestir, porque todas estas coisas nosso Pai supre pra quem o busca (Mt 6.31-33).

Mas eu entendo que assim como buscamos nossas necessidades físicas, também devemos buscar nosso “pão espiritual” todos os dias ( Mt 4.1-4).

“PERDOAI AS NOSSAS DIVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS DEVE” (v.12)

Assim como no verso anterior fala da necessidade de busca espiritual, neste verso está mostrando de como suprir esta necessidade que é buscar o perdão de Deus e transferi-la para quem devemos também perdoar.

“NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAI LIVRA NOS DO MAL” (v.13)

A oração é de fato uma arma poderosa que te ensina a se antecipar aos ataques diabólicos que vem todos os dias em sua direção com a intenção de te desviar do caminho de Deus.

Fazendo este pedido pode ter a certeza de que nenhum mal vai te atingir, mesmo que consiga chegar até você, estará preparado para vencer.

“ PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLORIA PARA SEMPRE” (v.13)

Começamos nossas orações falando da grandeza de Deus e também terminamos da mesma forma. É sempre importante agradecer a Deus por tudo o que Ele é, pelo o que Ele faz e o que irá fazer por nós.

CONCLUSÃO SOBRE COMO ORAR

Espero que com este pequeno conhecimento de método de oração que Jesus deixou pra todos nós, você entenda, se inspire e tenha uma vida transformada através de orações.

Eu costumo dizer que orar é “bater um papo sincero com Deus” e transparecer o que está dentro de nós. Quando conversamos com Deus rasgamos a alma.

Experimente fazer isso e verá como é ter um amigo que sempre vai entender tudo sobre você.

Continue lendo a Palavra diariamente e se dedicando a oração, se puder leia também esta obra: Oração: experimentando intimidade com Deus, por Timothy Keller.

Deus abençoe.

 

 

Fonte: Bíblia se Ensina - Jhonatan Faria

 

topo